quarta-feira, 31 de agosto de 2022

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP




Plano Plurianual de Gestão 2022-2026

Etec Professora Luzia Maria Machado

Projeto Político Pedagógico

A educação pós pandemia nunca mais será a mesma, as escolas tiveram que fechar as portas devido à chegada da covid-19  e esse cenário impactou a comunidade escolar, obrigando professores e alunos a se adaptarem a uma nova realidade, o que inclui lecionar e assistir a aulas online. O fato é que essas mudanças não são apenas para agora; A volta às aulas presenciais está sendo uma momento delicado, exigindo desde a manutenção de hábitos de prevenção adquiridos durante o isolamento social até o rodízio de turmas para evitar aglomerações, esta situação aconteceu no início da volta às aulas, e nesse sentido, é importante estar atento às tendências que vieram para ficar, e que a ETEC Professora Luzia Maria Machado  necessita empenhar seus esforços e trabalhos para oferecer aulas de um modo seguro e eficiente para os seus alunos, com olhar para as novas e principais tendências do mundo da educação depois do coronavírus.

O retorno às aulas presenciais trouxe para a Comunidade Escolar um quadro desafiador: recuperar o conteúdo não incorporado e curar sequelas psicossociais que atingem alunos e, não raras vezes, os professores. Afinal, a pandemia da covid-19 impôs a eles quase dois anos de afastamento total ou parcial do ambiente escolar. Os impactos da pandemia no ambiente doméstico, na escola e nas relações sociais, além das barreiras ao processo de aprendizagem são alguns dos pontos que mostram o quão difícil foi esse período, com real e significativo retrocesso no ensino; É evidente que, muito mais do que desafios e resiliência, a pandemia também trouxe novos ensinamentos para professores e escolas. Certamente, as dificuldades vividas entre 2020 e 2021 se tornaram base para um trabalho pedagógico cada vez mais estruturado e seguro. Exemplo disso é a transformação digital, que se intensificou na pandemia, abrindo novas possibilidades para o ensino a distância e para a interação entre alunos, pais e professores. Nesse contexto, a adesão às novas tecnologias continuará fazendo parte do cenário educacional.

As propostas para a educação pós-pandemia nesta ETEC envolvem a continuidade do uso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem. Entre as justificativas para tal pensamento, destacamos os benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, a quebra de objeções, mesmo que forçada, por parte de alguns educadores, a experiência de todos que aprenderam a lidar com as novas ferramentas. Todas essas questões devem influenciar muito o trabalho na ETEC, que, com certeza, não vai voltar ao que era antes. 

A partir desta análise vemos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola como um documento norteador onde estão registradas as ações e projetos que a instituição deseja para o seu ano letivo, sendo construído em conjunto por professores, gestores, alunos e responsáveis. É de extrema importância que o projeto seja discutido para estar compatível e alinhado com as necessidades e a realidade da escola; direcionando ações para atender metas e objetivos traçados no coletivo para a unidade escolar. Tal Projeto é importante para o desenvolvimento da escola que deseja uma educação de qualidade, pensando na necessidade dos alunos, especialmente pós pandemia, como um norte no planejamento dos projetos e metodologia da escola. Além disso é um pilar de sustentação, que quando bem elaborado pela equipe torna-se uma ferramenta poderosa dentro da escola. Ele é um parâmetro para saber onde estamos e aonde a escola quer chegar, ou seja, o quanto queremos crescer como escola no município estabelecido, quais são os seus valores e como são repassados para o alunado, quais serão os projetos desenvolvidos durante o ano e qual a sua importância no desenvolvimento intelectual dos envolvidos, entre outros. Além disso, também deve estar em consonância com os cursos oferecidos pela unidade, pela necessidade de profissionais qualificados e pela demanda profissional da região na qual a escola está inserida.

Pensando nisso, a ETEC Professora Luzia Maria Machado oferece à comunidade os cursos Técnicos em Administração, Recursos Humanos, Logistíca e Contabilidade, além do Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Administração e Recursos Humanos; A ETEC Professora Luzia Maria Machado é uma das Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza que completará neste 2022 oito anos de existência. Quanto aos horários de funcionamento da escola o MTEC (Ensino Médio com Habilitação Profissional) no período da manhã funciona das 7h10 às 12h25, no período da tarde das 12h40 às 17H55. Já os técnicos modulares da manhã entram às7h30, tarde às 13h e noite às 18h40, todas as turmas do Técnico modular têm aulas divididas em dois blocos de 2,5 aulas. A ETEC oferece cursos que atendem à demanda profissional da cidade de Arujá e bairros limítrofes das cidades vizinhas de Guarulhos e Itaquaquecetuba, favorecendo assim a formação de profissionais qualificados e atualizados que poderão atuar efetivamente nas empresas da região.

A ETEC Professora Luzia Maria Machado daqui para frente pretende contribuir com uma boa formação profissional oferecida através dos cursos buscando reduzir ou eliminar a desigualdade que muitos profissionais enfrentam no momento de buscar um emprego, especialmente os jovens. A oferta destes cursos também busca ajudar a reduzir a dificuldade que muitas empresas têm em encontrar profissionais qualificados para atuarem nos seus diferentes setores.

A falta de experiência faz com que jovens sejam os que mais sofrem com o reduzido número de vagas de emprego no Brasil. O desemprego entre jovens de 18 a 24 anos apresentou 31,4% no primeiro trimestre de 2021, uma taxa histórica com a atual de 29,8% no primeiro trimestre do ano de 2020. (de acordo com o site aqui acontece.com.br de 07.05.2021).

Vários são os fatores que afetam a empregabilidade de um país ou região, os mais importantes são: o processo de globalização, a automatização da indústria, a obsolescência do conhecimento e o baixo nível de educação da população. 

É evidente a necessidade de qualificação dos trabalhadores para que eles se mantenham atrativos para o mercado de trabalho. Também é importante conhecer as necessidades dos setores e ter visão de quais competências e habilidades serão essenciais para as empresas no futuro.

Nosso aluno precisa estudar com frequência para se manter em sintonia com o mercado. Hoje, o destaque não é mais apenas nas profissões, mas sim nas habilidades para o desenvolvimento de atividades específicas.

Pensando nisso, desenvolvemos nosso trabalho com foco na formação do alunado para manté-lo ativo no mercado de trabalho e que o mesmo conheça a importância da formação profissional. Existe a procura por profissionais mais competentes e qualificados, atentos às tendências e que apresentam capacidade de lidar com outras pessoas tornou a empregabilidade uma característica indispensável para as empresas nacionais ou multinacionais. Muitas transformações relativas à política empresarial, aos valores, à gestão de conflitos internos, à visão de futuro e às responsabilidades sociais. E isso faz surgir novas necessidades em termos de capital humano ativo referente ao conjunto de competências técnicas e comportamentais. 

A ETEC Professora Luzia Maria Machado deseja através dos trabalhos desenvolvidos com o alunado, conseguir capacitá-los adequadamente e adequá-los às mudanças; Assim sua empregabilidade será elevada e, consequentemente, as oportunidades de trabalho e o caminho para construir uma carreira de sucesso.

Alguns fatores são importantes diferenciais para o profissional elevar o seu grau de empregabilidade. Nível de educação, experiência no mercado, flexibilidade, interesse em aprender, visão estratégica e capacidade de inovar são características que normalmente ajudam um candidato a se destacar dos demais e são em tais características que iremos focar o trabalho desta Unidade de Ensino.

Entendemos a formação profissional e cidadã como produto principal do nosso trabalho cotidiano mas entendemos também que pós pandemia necessitamos ainda mais que a tecnologia deve continuar presente no cotidiano escolar, visto que as ferramentas digitais já demonstraram inúmeros benefícios para o ensino. Dessa forma, vamos empenhar nossos esforços para seguir as tendências tecnológicas, repensando as formas de ensino e aprendizagem.

Com o trabalho desenvolvido pela ETEC Professora Luzia Maria Machado, acreditamos que a escola possa despertar e desenvolver junto ao alunado o interesse em aprender e incorporar a resiliência necessária para superar desafios. Em um mundo dominado pela tecnologia, as transformações acontecem de forma natural, seja em âmbito econômico, social, político ou de mercado. Dessa forma, nossos alunos, futuros profissionais com capacidade de adaptação a essas mudanças estão um passo à frente da concorrência. Além disso, essa característica demonstra a capacidade de se adaptar aos conflitos, às dificuldades, às ferramentas e aos interesses que surgem ao longo da carreira. A Etec irá contribuir de maneira significativa para uma boa formação pessoal e profissional dos alunos, ajudando assim a formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, com capacidade de empregabilidade. Isso será possível através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, da vivência escolar e de todas as ações desenvolvidas pela escola, usando todas as tecnologias disponíveis, permeando todo o trabalhos escolares, fazendo assim com que os alunos alcançam destaque positivo e consigam mudar a realidade da comunidade na qual estão inseridos, entendendo que trabalhar e estudar, aprender, ler, especializar e treinar... ou seja, o processo de aperfeiçoamento é contínuo e não deve ter fim.  

AÇÕES DA ETEC PROFa. LUZIA MARIA MACHADO PÓS PANDEMIA

Desde o início das aulas presenciais nesta ETEC precisamos nos reinventar em termos de metodologias a fim de manter o processo de ensino-aprendizagem; Nesse sentido, foi imperioso estarmos  atentos às tendências que vieram para ficar; Sendo assim buscaremos realizarmos trabalhos como:

Utilização de Recursos Tecnológicos

Buscaremos a adoção de novas tecnologias e ferramentas virtuais para dar aulas, preparando os professores para utilizar corretamente as ferramentas. Afinal, nem todos nasceram na era tecnológica, podendo ter problemas para interagir com os recursos, o que compromete a qualidade das aulas e também a preocupação com a outra questão das próprias famílias dos alunos que poderão ter dificuldades para a utilização da tecnologia nos estudos. Portanto, buscaremos enquanto escola “investir” também em dar o suporte necessário para que professores, alunos e pais se beneficiem com as mesmas.

Incentivaremos junto aos professores,  para que durante as aulas trabalhem com os alunos: O uso de celulares, computadores e tablets para atividades extras; gamificação no ensino para estimular a competição saudável entre alunos; novas dinâmicas na elaboração de trabalhos e atividades pedagógicas; mentoria a distância em diferentes disciplinas e etc.

Estímulo à colaboração

Cotidianamente empenharemos ações para incentivar atitudes que beneficiam o coletivo; Sabendo que deveremos aprender a viver no que será considerado o novo normal, o que inclui manter hábitos de prevenção, a colaboração é um dos valores essenciais para sociedade e que também irá se expandir na educação, pois todos os indivíduos têm um papel na vida coletiva e a junção das forças e inteligências é indispensável para criar boas soluções. Buscaremos incentivar a união para a construção de um ambiente com maior participação dos alunos .professores, funcionários e pais, entendendo as novas tendências e as peculiaridades desta ETEC, proporcionando aos alunos um ambiente escolar adequado aos novos tempos.

Valorização da cidadania

Vamos permear as ações de toda equipe pedagógica da ETEC com o conceito de cidadania, conceito esse sempre trabalho mas na escola mas que nunca os alunos tiveram  oportunidade de entender a real importância de boas práticas na sociedade como agora e em tempos de pandemia, a cidadania precisa estar em foco, visto que vivemos de forma interconectada e não há mais ações e questões isoladas. Isso pode ser representado pelo uso de máscara, que faz com que o indivíduo se previna e também proteja quem está ao seu redor, bem como o respeito pelas medidas de restrição impostas pelos governadores de cada estado. Trabalharemos com situações que envolvam e incentivam boas práticas de cidadania; Com o entendimento da inter-relação entre as pessoas, é possível pensar o impacto das nossas ações em todos os níveis e contextos. Sem dúvida, isso poderá melhorar a atitude de todos os membros da comunidade escolar, fazendo da escola um espaço mais consciente e agradável.

Aumento da solidariedade

Precisamos compreender que durante a pandemia, muitas pessoas perderam os seus entes queridos e outras tantas perderam os seus empregos, tendo suas vidas financeiras abaladas e isso tudo pode ter causado traumas, preocupações, inseguranças e angústias para muitas famílias e diante disso, um importante valor social que vem sendo resgatado é a solidariedade. Tanto empresas quanto a população em geral não estão medindo esforços para ajudar a quem realmente precisa. Pretendemos promover bons exemplos de solidariedade  que podem e devem ser trazidos para dentro da escola. A prática da empatia tende a ser maior entre funcionários, alunos e famílias, visto que a pandemia deixa a lição de que todos nós podemos vivenciar momentos difíceis e, com a ajuda do outro, podemos passar por eles de maneira menos traumática.

ETEC PROFA. LUZIA MARIA MACHADO - MISSÃO, RESPONSABILIDADE E FORMAÇÃO

Tomando por base os parâmetros aqui expostos e acreditando que  por intermédio da educação de qualidade que as ETECs oferecem e que a partir de agora teremos aprendizagens coletivas, os estudantes terão maiores oportunidades,  o Projeto Político Pedagógico da ETEC Profa. Luzia Maria Machado tem como princípio despertar no aluno o interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos através dos cursos técnicos em sua vida pessoal e principalmente em sua vida profissional e capacitar o educando para sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, desenvolver cidadãos críticos, éticos, com habilidades socioemocionais bastante desenvolvidas, para o exercício digno da sua cidadania. Em 2022 não mediremos esforços, trabalhando para que o alunado entenda e compreenda que trabalhar e estudar, aprender, ler, especializar e treinar, é um processo de aperfeiçoamento é contínuo e não deve ter fim.  

A escola contempla como público alvo, alunos de diferentes idades que escolheram a unidade por recomendação de amigos e familiares que já estudaram ou conhecem a escola. A grande maioria dos alunos busca uma melhor qualidade no ensino e aprimoramento profissional para conseguir se recolocar no mercado de trabalho ou melhorar de cargo e salário dentro da própria empresa em que já trabalha.

A ETEC Profa. Luzia Maria Machado acredita em uma gestão democrática partindo do princípio que a escola é feita de múltiplas relações entre a estrutura formal e os sujeitos que a produzem e vivenciam em seu cotidiano. 

O grande desafio desta ETEC está em garantir um padrão de qualidade técnica e política para todos e que não apenas respeite a diversidade local, social e cultural, mas entenda que o aluno é um sujeito concreto, real, histórico, social e ético do processo educativo; O PPP da ETEC de Arujá busca a consolidação de um processo de ação-reflexão-ação que exige o esforço conjunto e a vontade do coletivo escolar ainda mais fortalecido em tempos de pós pandemia.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 2022

Citamos duas metodologias adotadas pela Unidade Escolar que possibilita integração e interdisciplinaridade de parte do corpo docente que são a realização de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que se revestem de importância na medida em que asseguram ao alunado a percepção do perfil de saída, as inter-relações entre a teoria e prática voltado para o ambiente profissional, aproximando-os a uma realidade do mercado de trabalho em diversos segmentos públicos e privados; Alguns trabalhos desenvolvidos nos TCCs são empreementados na vida profissional dos nossos alunos.

O diferencial no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos na ETEC Professora Luzia Maria Machado são as parcerias com empresas e pequenos negócios/empresas cujo objetivo é que os trabalhos venham apresentar e permear os componentes estudados e aplicados em ações que venham aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Na questão de possibilidade do alunado estagiar ou trabalhar neste período de Pandemia onde o Mercado de Trabalho está se reinventando para se adaptar à nova realidade. Alguns segmentos de mercado apontados como essenciais, mantiveram-se ativos como varejo, logística, saúde, entre outros. Diante disso, nossos alunos também estão se atualizando para atender à essas exigências do Mercado de Trabalho, no quesito Conhecimento Técnico e Comportamental. Isso ocorre através das aulas que estão mais práticas e com o uso de novas ferramentas e tecnologia, além das orientações dos professores. Outro fator importante é o desenvolvimento da autonomia do aluno em relação as aulas, tarefas e atividades, pois ele não está mais na escola e sim em casa, cabe a ele se organizar e criar uma rotina de estudos.

A Etec Professora Luzia Maria Machado manteve ativo o contato com as empresas parceiras, para orientar sobre as contratações e também divulgação das vagas. A divulgação das vagas passou a ser através de e-mail e mensagem de WhatsApp, para atender mais rapidamente tanto as empresas quanto os alunos. Assim pudemos divulgar vagas e captar currículos, oferecendo novas oportunidades aos discentes.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

O processo de avaliação é visto como uma das ferramentas mais importantes para que a escola alcance seus objetivos. Através dos resultados observados os professores e a equipe pedagógica podem pensar em estratégias e alternativas para melhorar e aprimorar a evolução do aprendizado.

A ETEC Professora Luzia Maria Machado acredita num processo avaliativo diversificado, que leve em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos e as múltiplas habilidades que eles possuem.  A avaliação é encarada como uma reorganização da aprendizagem, demonstrando a importância de um planejamento de atividades avaliativas com o intuito de identificar as dificuldades e lacunas de aprendizagem.

A escola tem como premissa a realização de uma avaliação diagnóstica aplicada ao início de cada semestre/ano que visa saber o nível atual dos alunos e identificar as lacunas de aprendizagem que serão trabalhadas ao longo do período letivo. A partir da avaliação diagnóstica e do perfil da sala os professores realizam o planejamento daquilo que é necessário ensinar aos alunos e como ensinar.

A avaliação é um instrumento valioso para todos os envolvidos no processo educativo. Ao aluno que pode conhecer o processo de sua própria aprendizagem e se empenhar em suas dificuldades, ao professor que pode avaliar e reavaliar suas práticas pedagógicas e aos pais que podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos e as práticas pedagógicas da escola.

As ações da escola vão de acordo com o Regimento Comum das ETECs no qual estabelece que a avaliação no processo de ensino e aprendizagem tem por objetivos diagnosticar competências prévias e adquiridas pelos alunos, as dificuldades e o rendimento dos alunos; orientar o aluno para superar as suas dificuldades de aprendizagem; subsidiar a reorganização do trabalho docente e subsidiar as decisões do Conselho de Classe para promoção, retenção ou reclassificação de alunos. Além disso, também estabelece que a avaliação será sistemática, contínua e cumulativa, por meio de instrumentos diversificados, elaborados pelo professor, com o acompanhamento do Coordenador de Curso. Na escola os professores utilizam de provas objetivas individuais ou em grupos, seminários, listas de exercícios, estudo de casos, projetos integradores, portfólios, observação direta, entre outros métodos de avaliação.

Conforme Regimento a escola também oferece ao aluno com rendimento insatisfatório durante o semestre/ano etivo estudos de recuperação que se baseiam no diagnóstico e reorientação da aprendizagem individualizada, com recursos e metodologias diferenciadas, oportunizando assim diversas formas para o aluno adquirir a aprendizagem desejada.

A escola trabalha com o desenvolvimento de diversos projetos que ao longo do ano contribuem na formação tanto acadêmica quanto pessoal dos alunos e as Coordenações , Pedagógica e de Cursos estão sempre atentas aos desenvolvimento intelectual do alunado, preocupando-se com as dificuldades apresentados pelos alunos, seja quando entram na escola tanto como no decorrer de todo o curso, detectando e juntamente com os professores, elencando ações para recuperar/reforçar o aluno em sua aprendizagem.

PROJETOS 2022

A Etec Professores Luzia Maria Machado em 2022 irá desenvolver vários Projetos ao longo dos semestres e do ano letivo, tais como:

Empreendedorismo

Empregabilidade

Plano de Negócios

Reciclagem

Logística Empresarial

Formas de Comunicação

Vida em Movimento

Transformação através da Educação

Desvendando o Profissional de Recursos Humanos

Trabalhando Currículos

Assédio Moral e Sexual no Trabalho

Inclusão

Integração e Motivação em Retenção de Talentos entre outros.     

O desenvolvimento dos Projetos  cria oportunidades para o professor utilizar diferentes métodos, adequando-os à realidade da sala de aula e da sua turma. Os Projetos propiciam a junção entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja significativa para os alunos. Entendemos que trabalhar com o desenvolvimento de projetos é um meio de  auxiliar-nos a instrumentalizar os alunos com procedimentos que os coloquem à prova e desenvolvam sua capacidade de autonomia, que acontecerá a partir da mediação na qual o professor verificará a atuação do aluno, suas propostas, as ideias criadas, intervindo quando necessário, pois o professor também é um ser participativo e importante na elaboração do projeto que acontecerá de forma compartilhada em cada procedimento a ser executado, tornando o aluno um ser social que busca perspectivas futuras. Através do desenvolvimento de projetos espera-se que o aluno desenvolva habilidades como: elaborar, refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e da leitura, revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a opinião dos colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e a responsabilidade. Já o professor deve agir como mediador, auxiliar, criar situações desafiadoras, intervir quando necessário e, essas habilidades são desenvolvidas no andamento do projeto.

A equipe pedagógica da ETEC Profa. Luzia Maria Machado entende que trabalhar projetos faz com que o professor crie situações para que o aluno possa trabalhar de forma independente, construindo sua aprendizagem de maneira significativa; Os professores e alunos, juntos,  devem criar um vínculo que permite que a aprendizagem aconteça a partir das trocas de ideias, das propostas que surgem, da mediação a cada etapa e evolução do aluno, possibilitando que o conhecimento circule, alcançando a todos. Os projetos quando bem desenvolvidos, oferece melhores perspectivas para o aluno enfrentar as várias situações problemas com que venha se deparar no seu cotidiano, pois o conhecimento acontece com as trocas, assimilações e elaborações, tornando o aluno um ser ativo a caminho da construção do conhecimento, abrindo possibilidades de aprender e formar habilidades aliadas à cidadania; Por todos os motivos aqui apresentados é que acreditamos no potencial de trabalharmos os projetos elencados para o enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos.                                                                          

PROJETOS INTEGRADORES

O Projeto Integrador, especialmente colocado como componente curricular, é uma estratégia pedagógica para promover atividades interdisciplinares. O educando adquire conhecimentos no sentido da integração curricular, dentro das expectativas do mercado de trabalho, especialmente nos cursos com formação profissional, como são os nossos.

O Projeto Integrador deve ter a capacidade de unir teoria e prática ao mesmo tempo. O seu conteúdo precisa ser formulado com início, meio e fim, considerando sempre as técnicas de planejamento, organização e execução. Independente do tema, o projeto deve atingir um objetivo ou propor solução para um problema. 

Projetos Integradores têm como objetivo tornar a aprendizagem dos alunos mais concreta e contextualizada. Ela explicita a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento e os conecta a situações vivenciadas pelos alunos em suas comunidades, tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno.

Os projetos integradores contribuem com a contextualização da aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo do seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.

Em 2022 estão sendo desenvolvidos dento do componente Projeto Integrador, Trabalhos/Projetos que foram escolhidos pelos alunos e com direcionamento dos professores, os projetos serão desenvolvidos pelas quatro turmas do MTec em Administração e Recursos Humanos; Aqui apresentamos alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos.







































































Os demais projetos descritos no PPG 2021-2025 serão desenvolvidos na sua maioria durante as aulas remotas e apresentados de forma virtual, podemos citar Semana Paulo Freire, Semana do Empreededor, Semana da Administração, Recursos Humanos e Logística, ETEC Day, Gestão Emocional nas Organizações em tempo de PANDEMIA, entre outros que a unidade desenvolverá através de trabalhos interdisciplinares.

SALA DE INTEGRAÇÃO CRIATIVA - SIC - ESPAÇO MAKER

Ainda no ano de 2022 contaremos com a  implantação da Sala de Integração Criativa – SIC – Espaço Maker nas unidades, que visa proporcionar práticas realísticas e futuristas do mundo do trabalho aos nossos alunos, assim como grandes possibilidades de interações com os professores. É um espaço de cocriação, dedicado para realização de aulas práticas, experimentação, demonstração de conceitos, projetos, criatividade, autonomia, empatia.

Neste espaço, o aluno vivenciará situações do cotidiano pessoal e profissional, contribuindo para sua formação, com uso de equipamentos, materiais adequados e diferentes metodologias, com foco na execução de novas ideias e desenvolvimento das habilidades e competências técnicas e comportamentais. Esperamos que com a implantação desse espaço em nossa  unidade, possamos contribuir ainda mais com o aprimoramento do processo criativo, do desenvolvimento de projetos, das inovações tecnológicas e com o despertar do empreendedorismo.

Para a implantação da SIC - Sala de Integração Criativa- Espaço Maker, o projeto previu os ambientes de maneira que o mobiliário seja disposto com maior flexibilidade, com o objetivo de proporcionar práticas e experiências reais aos atuais desafios do mercado de trabalho, criando, assim, um espaço com inúmeras possibilidades de interações. Estes móveis, permitem a mudança de layout em função da atividade que será realizada e, ainda, são adequados às exigências de ergonomia, ofertando maior conforto para os alunos e professores. Lembrando que este espaço será de uso compartilhado com todos os cursos.Com toda certeza acreditamos que esta Sala de Integração Criativa - Espaço Maker muito acrescentará em nosso trabalho e na formação do nosso alunado. 

PROJETO BIBLIOTECA ATIVA

Tem o intuito de estimular a leitura e incentivar o uso frequente da biblioteca, este projeto tem como foco principal mostrar aos alunos a importância da leitura para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Desenvolver atividades lúdicas no decorrer do semestre/ano letivo, de forma agradável com o desejo de estimular o uso da Biblioteca. Manter sempre o espaço organizado e agradável. Demonstrar aos discentes a importância do desenvolvimento intelectual utilizando o espaço da biblioteca por meio de computadores e livros.

É de suma importância que a comunidade escolar ao chegar à escola no início do ano letivo encontre uma escola preparada e equipada. A biblioteca da Etec Professora Luzia Maria Machado encontra-se bem organizada e disponível para a uso dos alunos e professores, enriquecendo as aulas e bem organizada e disponível para a uso dos alunos e professores, enriquecendo as aulas e estimulando a pesquisa, bem como pessoas atuantes dentro da biblioteca auxiliando e estimulando os alunos pela busca do conhecimento.

Este projeto justifica-se, pois entendemos ser de vital importância para o alunado um espaço onde eles possam estudar, ler e fazer pesquisas, para com isso desenvolver suas habilidades técnicas e possam estudar, ler e fazer pesquisas, para com isso desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. O projeto visa disponibilizar a otimização da biblioteca em horários diversificados comportamentais. O projeto visa disponibilizar a otimização da biblioteca em horários diversificados para atender as necessidades docentes e discentes.  

 


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