Plano
Plurianual de Gestão 2022-2026
Etec Professora Luzia Maria Machado
Projeto Político Pedagógico
A educação pós pandemia nunca
mais será a mesma, as escolas tiveram que fechar as portas devido à chegada da
covid-19 e esse cenário impactou a comunidade escolar,
obrigando professores e alunos a se adaptarem a uma nova realidade, o que
inclui lecionar e assistir a aulas online. O fato é que essas mudanças não são
apenas para agora; A volta às aulas presenciais está sendo uma momento
delicado, exigindo desde a manutenção de hábitos de prevenção adquiridos
durante o isolamento social até o rodízio de turmas para evitar aglomerações,
esta situação aconteceu no início da volta às aulas, e nesse sentido, é
importante estar atento às tendências que vieram para ficar, e que a ETEC
Professora Luzia Maria Machado necessita empenhar seus esforços e
trabalhos para oferecer aulas de um modo seguro e eficiente para os seus
alunos, com olhar para as novas e principais tendências do mundo da educação
depois do coronavírus.
O retorno às aulas presenciais trouxe para a
Comunidade Escolar um quadro desafiador: recuperar o conteúdo não incorporado e
curar sequelas psicossociais que atingem alunos e, não raras vezes, os
professores. Afinal, a pandemia da covid-19 impôs a eles quase dois anos de
afastamento total ou parcial do ambiente escolar. Os impactos da pandemia no ambiente
doméstico, na escola e nas relações sociais, além das barreiras ao processo de
aprendizagem são alguns dos pontos que mostram o quão difícil foi esse período,
com real e significativo retrocesso no ensino; É evidente que, muito mais do
que desafios e resiliência, a pandemia também trouxe novos ensinamentos para
professores e escolas. Certamente, as dificuldades vividas entre 2020 e 2021 se
tornaram base para um trabalho pedagógico cada vez mais estruturado e
seguro. Exemplo disso é a transformação digital, que se intensificou na
pandemia, abrindo novas possibilidades para o ensino a distância e
para a interação entre alunos, pais e professores. Nesse contexto, a adesão às
novas tecnologias continuará fazendo parte do cenário educacional.
As propostas para a educação
pós-pandemia nesta ETEC envolvem a continuidade do uso tecnológico no processo
de ensino-aprendizagem. Entre as justificativas para tal pensamento, destacamos
os benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, a quebra de objeções,
mesmo que forçada, por parte de alguns educadores, a experiência de todos que
aprenderam a lidar com as novas ferramentas. Todas essas questões devem
influenciar muito o trabalho na ETEC, que, com certeza, não vai voltar ao que
era antes.
A partir desta análise vemos o Projeto Político
Pedagógico (PPP) da escola como um documento norteador onde estão registradas
as ações e projetos que a instituição deseja para o seu ano letivo, sendo
construído em conjunto por professores, gestores, alunos e responsáveis. É de
extrema importância que o projeto seja discutido para estar compatível e
alinhado com as necessidades e a realidade da escola; direcionando
ações para atender metas e objetivos traçados no coletivo para a unidade
escolar. Tal Projeto é importante para o desenvolvimento da escola que deseja
uma educação de qualidade, pensando na necessidade dos alunos, especialmente
pós pandemia, como um norte no planejamento dos projetos e metodologia da
escola. Além disso é um pilar de sustentação, que quando bem elaborado
pela equipe torna-se uma ferramenta poderosa dentro da escola. Ele é um
parâmetro para saber onde estamos e aonde a escola quer chegar, ou seja, o
quanto queremos crescer como escola no município estabelecido, quais são os
seus valores e como são repassados para o alunado, quais serão os
projetos desenvolvidos durante o ano e qual a sua importância no
desenvolvimento intelectual dos envolvidos, entre outros. Além disso, também
deve estar em consonância com os cursos oferecidos pela unidade, pela necessidade
de profissionais qualificados e pela demanda profissional da região na qual a
escola está inserida.
Pensando nisso, a ETEC Professora Luzia Maria Machado oferece à
comunidade os cursos Técnicos em Administração, Recursos Humanos, Logistíca e
Contabilidade, além do Ensino Médio com habilitação profissional de
Técnico em Administração e Recursos Humanos; A ETEC Professora Luzia Maria
Machado é uma das Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza que completará neste 2022 oito anos de existência.
Quanto aos horários de funcionamento da escola o MTEC (Ensino Médio com
Habilitação Profissional) no período da manhã funciona das
7h10 às 12h25, no período da tarde das 12h40 às 17H55. Já os técnicos
modulares da manhã entram às7h30, tarde às 13h e noite às 18h40, todas as
turmas do Técnico modular têm aulas divididas em dois blocos de 2,5 aulas.
A ETEC oferece cursos que atendem à demanda profissional da cidade
de Arujá e bairros limítrofes das cidades vizinhas de Guarulhos e
Itaquaquecetuba, favorecendo assim a formação de profissionais qualificados e
atualizados que poderão atuar efetivamente nas empresas da região.
A ETEC Professora Luzia Maria Machado daqui para frente pretende
contribuir com uma boa formação profissional oferecida através dos cursos
buscando reduzir ou eliminar a desigualdade que muitos profissionais
enfrentam no momento de buscar um emprego, especialmente os jovens.
A oferta destes cursos também busca ajudar a reduzir a dificuldade
que muitas empresas têm em encontrar profissionais qualificados para atuarem
nos seus diferentes setores.
A falta de experiência faz com que jovens sejam os que mais
sofrem com o reduzido número de vagas de emprego no Brasil.
O desemprego entre jovens de 18 a 24 anos apresentou 31,4% no primeiro
trimestre de 2021, uma taxa histórica com a atual de 29,8% no
primeiro trimestre do ano de 2020. (de acordo com o site aqui
acontece.com.br de 07.05.2021).
Vários são os fatores que afetam a empregabilidade de um país ou
região, os mais importantes são: o processo de globalização, a automatização da
indústria, a obsolescência do conhecimento e o baixo nível de educação da
população.
É evidente a necessidade de qualificação dos trabalhadores para que eles
se mantenham atrativos para o mercado de trabalho. Também é importante conhecer
as necessidades dos setores e ter visão de quais competências e habilidades
serão essenciais para as empresas no futuro.
Nosso aluno precisa estudar com frequência para se manter em
sintonia com o mercado. Hoje, o destaque não é mais apenas nas profissões, mas
sim nas habilidades para o desenvolvimento de atividades específicas.
Pensando nisso, desenvolvemos nosso trabalho com foco na formação
do alunado para manté-lo ativo no mercado de trabalho e que o mesmo
conheça a importância da formação profissional. Existe a procura por
profissionais mais competentes e qualificados, atentos às tendências e que
apresentam capacidade de lidar com outras pessoas tornou a empregabilidade uma
característica indispensável para as empresas nacionais ou multinacionais.
Muitas transformações relativas à política empresarial, aos valores, à gestão
de conflitos internos, à visão de futuro e às responsabilidades sociais. E isso
faz surgir novas necessidades em termos de capital humano ativo referente
ao conjunto de competências técnicas e comportamentais.
A ETEC Professora Luzia Maria Machado deseja através dos trabalhos
desenvolvidos com o alunado, conseguir capacitá-los adequadamente e
adequá-los às mudanças; Assim sua empregabilidade será elevada e,
consequentemente, as oportunidades de trabalho e o caminho para construir
uma carreira de sucesso.
Alguns fatores são importantes diferenciais para o profissional elevar o
seu grau de empregabilidade. Nível de educação, experiência no mercado,
flexibilidade, interesse em aprender, visão estratégica e capacidade de inovar
são características que normalmente ajudam um candidato a se destacar dos
demais e são em tais características que iremos focar o trabalho desta Unidade
de Ensino.
Entendemos a formação profissional e cidadã como produto principal do
nosso trabalho cotidiano mas entendemos também que pós pandemia necessitamos
ainda mais que a tecnologia deve continuar presente no cotidiano escolar, visto
que as ferramentas digitais já demonstraram inúmeros benefícios para o ensino.
Dessa forma, vamos empenhar nossos esforços para seguir as tendências
tecnológicas, repensando as formas de ensino e aprendizagem.
Com o trabalho desenvolvido pela ETEC Professora Luzia Maria
Machado, acreditamos que a escola possa despertar e
desenvolver junto ao alunado o interesse em aprender e incorporar a
resiliência necessária para superar desafios. Em um mundo dominado pela
tecnologia, as transformações acontecem de forma natural, seja em âmbito
econômico, social, político ou de mercado. Dessa forma, nossos alunos,
futuros profissionais com capacidade de adaptação a essas mudanças estão um
passo à frente da concorrência. Além disso, essa característica demonstra a
capacidade de se adaptar aos conflitos, às dificuldades, às ferramentas e aos
interesses que surgem ao longo da carreira. A Etec irá contribuir de
maneira significativa para uma boa formação pessoal e profissional dos alunos,
ajudando assim a formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, com
capacidade de empregabilidade. Isso será possível através do desenvolvimento
de projetos interdisciplinares, da vivência escolar e de todas as
ações desenvolvidas pela escola, usando todas as tecnologias disponíveis,
permeando todo o trabalhos escolares, fazendo assim com que os alunos
alcançam destaque positivo e consigam mudar a realidade da comunidade na
qual estão inseridos, entendendo que trabalhar e estudar, aprender, ler,
especializar e treinar... ou seja, o processo de aperfeiçoamento é contínuo e
não deve ter fim.
AÇÕES DA ETEC PROFa. LUZIA MARIA MACHADO PÓS PANDEMIA
Desde o início das aulas presenciais nesta ETEC precisamos nos
reinventar em termos de metodologias a fim de manter o processo de
ensino-aprendizagem; Nesse sentido, foi imperioso estarmos atentos às
tendências que vieram para ficar; Sendo assim buscaremos realizarmos trabalhos
como:
Utilização de Recursos Tecnológicos
Buscaremos a adoção de novas tecnologias e
ferramentas virtuais para dar aulas, preparando os professores para utilizar
corretamente as ferramentas. Afinal, nem todos nasceram na era tecnológica,
podendo ter problemas para interagir com os recursos, o que compromete a
qualidade das aulas e também a preocupação com a outra questão das próprias
famílias dos alunos que poderão ter dificuldades para a utilização da
tecnologia nos estudos. Portanto, buscaremos enquanto escola “investir” também
em dar o suporte necessário para que professores, alunos e pais se beneficiem
com as mesmas.
Incentivaremos junto aos professores, para
que durante as aulas trabalhem com os alunos: O uso de celulares, computadores
e tablets para atividades extras; gamificação no ensino para estimular a
competição saudável entre alunos; novas dinâmicas na elaboração de trabalhos e
atividades pedagógicas; mentoria a distância em diferentes disciplinas e etc.
Estímulo à colaboração
Cotidianamente empenharemos ações para incentivar
atitudes que beneficiam o coletivo; Sabendo que deveremos aprender a viver no
que será considerado o novo normal, o que inclui manter hábitos de prevenção, a
colaboração é um dos valores essenciais para sociedade e que também irá se
expandir na educação, pois todos os indivíduos têm um papel na vida coletiva e
a junção das forças e inteligências é indispensável para criar boas soluções.
Buscaremos incentivar a união para a construção de um ambiente com maior
participação dos alunos .professores, funcionários e pais, entendendo as novas
tendências e as peculiaridades desta ETEC, proporcionando aos alunos um
ambiente escolar adequado aos novos tempos.
Valorização da cidadania
Vamos permear as ações de toda equipe pedagógica da
ETEC com o conceito de cidadania, conceito esse sempre trabalho mas na escola
mas que nunca os alunos tiveram oportunidade de entender a real
importância de boas práticas na sociedade como agora e em tempos de pandemia, a
cidadania precisa estar em foco, visto que vivemos de forma interconectada e
não há mais ações e questões isoladas. Isso pode ser representado pelo uso de
máscara, que faz com que o indivíduo se previna e também proteja quem está ao
seu redor, bem como o respeito pelas medidas de restrição impostas pelos
governadores de cada estado. Trabalharemos com situações que envolvam e
incentivam boas práticas de cidadania; Com o entendimento da inter-relação
entre as pessoas, é possível pensar o impacto das nossas ações em todos os
níveis e contextos. Sem dúvida, isso poderá melhorar a atitude de todos os
membros da comunidade escolar, fazendo da escola um espaço mais consciente e
agradável.
Aumento da solidariedade
Precisamos compreender que durante a pandemia,
muitas pessoas perderam os seus entes queridos e outras tantas perderam os seus
empregos, tendo suas vidas financeiras abaladas e isso tudo pode ter
causado traumas, preocupações, inseguranças e angústias para muitas famílias e
diante disso, um importante valor social que vem sendo resgatado é a
solidariedade. Tanto empresas quanto a população em geral não estão medindo
esforços para ajudar a quem realmente precisa. Pretendemos promover bons
exemplos de solidariedade que podem e devem ser trazidos para dentro da
escola. A prática da empatia tende a ser maior entre funcionários, alunos e
famílias, visto que a pandemia deixa a lição de que todos nós podemos vivenciar
momentos difíceis e, com a ajuda do outro, podemos passar por eles de maneira
menos traumática.
ETEC PROFA. LUZIA MARIA MACHADO - MISSÃO,
RESPONSABILIDADE E FORMAÇÃO
Tomando por base os parâmetros aqui expostos e acreditando que por
intermédio da educação de qualidade que as ETECs oferecem e que a partir de
agora teremos aprendizagens coletivas, os estudantes terão maiores
oportunidades, o Projeto Político Pedagógico da ETEC Profa.
Luzia Maria Machado tem como princípio despertar no aluno o interesse em
aplicar os conhecimentos adquiridos através dos cursos técnicos em sua
vida pessoal e principalmente em sua vida
profissional e capacitar o educando para sua inserção no mercado de
trabalho. Além disso, desenvolver cidadãos críticos, éticos, com habilidades
socioemocionais bastante desenvolvidas, para o exercício digno da sua
cidadania. Em 2022 não mediremos esforços, trabalhando para que o
alunado entenda e compreenda que trabalhar e estudar, aprender, ler,
especializar e treinar, é um processo de aperfeiçoamento é contínuo e não
deve ter fim.
A escola contempla como público alvo, alunos de diferentes idades que
escolheram a unidade por recomendação de amigos e familiares que já estudaram
ou conhecem a escola. A grande maioria dos alunos busca uma melhor qualidade no
ensino e aprimoramento profissional para conseguir se recolocar no mercado de
trabalho ou melhorar de cargo e salário dentro da própria empresa em que já
trabalha.
A ETEC Profa. Luzia Maria Machado acredita em uma gestão
democrática partindo do princípio que a escola é feita de múltiplas
relações entre a estrutura formal e os sujeitos que a produzem e vivenciam em
seu cotidiano.
O grande desafio desta ETEC está em garantir um padrão de qualidade
técnica e política para todos e que não apenas respeite a diversidade local,
social e cultural, mas entenda que o aluno é um sujeito concreto, real,
histórico, social e ético do processo educativo; O PPP da ETEC de Arujá
busca a consolidação de um processo de ação-reflexão-ação que exige o
esforço conjunto e a vontade do coletivo escolar ainda mais fortalecido em
tempos de pós pandemia.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 2022
Citamos duas metodologias adotadas pela Unidade Escolar que possibilita
integração e interdisciplinaridade de parte do corpo docente que são a
realização de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que se
revestem de importância na medida em que asseguram ao alunado a percepção do
perfil de saída, as inter-relações entre a teoria e prática voltado para o
ambiente profissional, aproximando-os a uma realidade do mercado de trabalho em
diversos segmentos públicos e privados; Alguns trabalhos desenvolvidos nos TCCs
são empreementados na vida profissional dos nossos alunos.
O diferencial no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos na
ETEC Professora Luzia Maria Machado são as parcerias com empresas e pequenos
negócios/empresas cujo objetivo é que os trabalhos venham apresentar e permear
os componentes estudados e aplicados em ações que venham aplicar na prática os
conhecimentos adquiridos durante o curso.
Na questão de possibilidade do alunado estagiar ou trabalhar neste
período de Pandemia onde o Mercado de Trabalho está se reinventando para se
adaptar à nova realidade. Alguns segmentos de mercado apontados como
essenciais, mantiveram-se ativos como varejo, logística, saúde, entre outros.
Diante disso, nossos alunos também estão se atualizando para atender à essas
exigências do Mercado de Trabalho, no quesito Conhecimento Técnico e
Comportamental. Isso ocorre através das aulas que estão mais práticas e com o
uso de novas ferramentas e tecnologia, além das orientações dos professores.
Outro fator importante é o desenvolvimento da autonomia do aluno em relação as
aulas, tarefas e atividades, pois ele não está mais na escola e sim em casa,
cabe a ele se organizar e criar uma rotina de estudos.
A Etec Professora Luzia Maria Machado manteve ativo o contato com as
empresas parceiras, para orientar sobre as contratações e também divulgação das
vagas. A divulgação das vagas passou a ser através de e-mail e mensagem de
WhatsApp, para atender mais rapidamente tanto as empresas quanto os alunos.
Assim pudemos divulgar vagas e captar currículos, oferecendo novas
oportunidades aos discentes.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
O processo de avaliação é visto como uma das ferramentas mais importantes
para que a escola alcance seus objetivos. Através dos resultados observados os
professores e a equipe pedagógica podem pensar em estratégias e alternativas
para melhorar e aprimorar a evolução do aprendizado.
A ETEC Professora Luzia Maria Machado acredita num processo avaliativo
diversificado, que leve em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos
e as múltiplas habilidades que eles possuem. A avaliação é encarada como
uma reorganização da aprendizagem, demonstrando a importância de um planejamento
de atividades avaliativas com o intuito de identificar as dificuldades e
lacunas de aprendizagem.
A escola tem como premissa a realização de uma avaliação diagnóstica
aplicada ao início de cada semestre/ano que visa saber o nível atual dos alunos
e identificar as lacunas de aprendizagem que serão trabalhadas ao longo do
período letivo. A partir da avaliação diagnóstica e do perfil da sala os
professores realizam o planejamento daquilo que é necessário ensinar aos alunos
e como ensinar.
A avaliação é um instrumento valioso para todos os envolvidos no
processo educativo. Ao aluno que pode conhecer o processo de sua própria
aprendizagem e se empenhar em suas dificuldades, ao professor que pode avaliar
e reavaliar suas práticas pedagógicas e aos pais que podem acompanhar o
desenvolvimento dos filhos e as práticas pedagógicas da escola.
As ações da escola vão de acordo com o Regimento Comum das ETECs no qual
estabelece que a avaliação no processo de ensino e aprendizagem tem por
objetivos diagnosticar competências prévias e adquiridas pelos alunos, as
dificuldades e o rendimento dos alunos; orientar o aluno para superar as suas
dificuldades de aprendizagem; subsidiar a reorganização do trabalho docente e
subsidiar as decisões do Conselho de Classe para promoção, retenção ou
reclassificação de alunos. Além disso, também estabelece que a avaliação será
sistemática, contínua e cumulativa, por meio de instrumentos diversificados,
elaborados pelo professor, com o acompanhamento do Coordenador de Curso. Na escola
os professores utilizam de provas objetivas individuais ou em grupos,
seminários, listas de exercícios, estudo de casos, projetos integradores,
portfólios, observação direta, entre outros métodos de avaliação.
Conforme Regimento a escola também oferece ao aluno com rendimento
insatisfatório durante o semestre/ano etivo estudos de recuperação que se
baseiam no diagnóstico e reorientação da aprendizagem individualizada, com
recursos e metodologias diferenciadas, oportunizando assim diversas formas para
o aluno adquirir a aprendizagem desejada.
A escola trabalha com o desenvolvimento de diversos projetos que ao
longo do ano contribuem na formação tanto acadêmica quanto pessoal dos alunos e
as Coordenações , Pedagógica e de Cursos estão sempre atentas aos desenvolvimento
intelectual do alunado, preocupando-se com as dificuldades apresentados pelos
alunos, seja quando entram na escola tanto como no decorrer de todo o curso,
detectando e juntamente com os professores, elencando ações para
recuperar/reforçar o aluno em sua aprendizagem.
PROJETOS 2022
A Etec Professores Luzia Maria Machado em 2022 irá desenvolver vários
Projetos ao longo dos semestres e do ano letivo, tais como:
Empreendedorismo
Empregabilidade
Plano de Negócios
Reciclagem
Logística Empresarial
Formas de Comunicação
Vida em Movimento
Transformação através da Educação
Desvendando o Profissional de Recursos Humanos
Trabalhando Currículos
Assédio Moral e Sexual no Trabalho
Inclusão
Integração e Motivação em Retenção de Talentos entre outros.
O desenvolvimento dos Projetos cria oportunidades para o
professor utilizar diferentes métodos, adequando-os à realidade da sala de aula
e da sua turma. Os Projetos propiciam a junção entre as áreas do conhecimento,
contribuindo para que a aprendizagem seja significativa para os alunos.
Entendemos que trabalhar com o desenvolvimento de projetos é um meio de
auxiliar-nos a instrumentalizar os alunos com procedimentos que os
coloquem à prova e desenvolvam sua capacidade de autonomia, que acontecerá
a partir da mediação na qual o professor verificará a atuação do aluno, suas
propostas, as ideias criadas, intervindo quando necessário, pois o professor
também é um ser participativo e importante na elaboração do projeto que
acontecerá de forma compartilhada em cada procedimento a ser executado,
tornando o aluno um ser social que busca perspectivas futuras. Através do
desenvolvimento de projetos espera-se que o aluno desenvolva habilidades
como: elaborar, refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e
da leitura, revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a
opinião dos colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e
a responsabilidade. Já o professor deve agir como mediador, auxiliar, criar
situações desafiadoras, intervir quando necessário e, essas habilidades são
desenvolvidas no andamento do projeto.
A equipe pedagógica da ETEC Profa. Luzia Maria Machado entende que
trabalhar projetos faz com que o professor crie situações para que o aluno
possa trabalhar de forma independente, construindo sua aprendizagem de maneira
significativa; Os professores e alunos, juntos, devem criar um vínculo
que permite que a aprendizagem aconteça a partir das trocas de ideias, das
propostas que surgem, da mediação a cada etapa e evolução do aluno,
possibilitando que o conhecimento circule, alcançando a todos. Os
projetos quando bem desenvolvidos, oferece melhores perspectivas para o
aluno enfrentar as várias situações problemas com que venha se deparar no seu
cotidiano, pois o conhecimento acontece com as trocas, assimilações e
elaborações, tornando o aluno um ser ativo a caminho da construção do conhecimento,
abrindo possibilidades de aprender e formar habilidades aliadas à cidadania;
Por todos os motivos aqui apresentados é que acreditamos no potencial de
trabalharmos os projetos elencados para o enriquecimento do conhecimento dos
nossos alunos.
PROJETOS INTEGRADORES
O Projeto Integrador, especialmente colocado como componente
curricular, é uma estratégia pedagógica para promover atividades
interdisciplinares. O educando adquire conhecimentos no sentido da integração
curricular, dentro das expectativas do mercado de trabalho, especialmente
nos cursos com formação profissional, como são os nossos.
O Projeto Integrador deve ter a capacidade de unir teoria e prática ao
mesmo tempo. O seu conteúdo precisa ser formulado com início, meio e fim,
considerando sempre as técnicas de planejamento, organização e execução.
Independente do tema, o projeto deve atingir um objetivo ou propor solução para
um problema.
Projetos Integradores têm como objetivo tornar a aprendizagem dos alunos
mais concreta e contextualizada. Ela explicita a ligação entre diferentes
componentes curriculares e áreas de conhecimento e os conecta a situações
vivenciadas pelos alunos em suas comunidades, tornando a aprendizagem mais
significativa para o aluno.
Os projetos integradores contribuem com a contextualização da
aprendizagem, a criatividade e para que o conhecimento construído ao longo do
seu desenvolvimento faça sentido para o aluno em sua região.
Em 2022 estão sendo desenvolvidos dento do componente Projeto Integrador, Trabalhos/Projetos que foram escolhidos pelos alunos e com direcionamento dos professores, os projetos serão desenvolvidos pelas quatro turmas do MTec em Administração e Recursos Humanos; Aqui apresentamos alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos.
Os demais projetos descritos no
PPG 2021-2025 serão desenvolvidos na sua maioria durante as aulas remotas
e apresentados de forma virtual, podemos citar Semana Paulo Freire, Semana
do Empreededor, Semana da Administração, Recursos Humanos e Logística, ETEC
Day, Gestão Emocional nas Organizações em tempo de PANDEMIA, entre outros que a
unidade desenvolverá através de trabalhos interdisciplinares.
SALA DE INTEGRAÇÃO CRIATIVA - SIC
- ESPAÇO MAKER
Ainda no ano de 2022 contaremos
com a implantação da Sala de Integração Criativa – SIC – Espaço Maker nas
unidades, que visa proporcionar práticas realísticas e futuristas do mundo do
trabalho aos nossos alunos, assim como grandes possibilidades de interações com
os professores. É um espaço de cocriação, dedicado para realização de aulas
práticas, experimentação, demonstração de conceitos, projetos, criatividade,
autonomia, empatia.
Neste espaço, o aluno vivenciará
situações do cotidiano pessoal e profissional, contribuindo para sua formação,
com uso de equipamentos, materiais adequados e diferentes metodologias, com
foco na execução de novas ideias e desenvolvimento das habilidades e
competências técnicas e comportamentais. Esperamos que com a implantação desse
espaço em nossa unidade, possamos contribuir ainda mais com o
aprimoramento do processo criativo, do desenvolvimento de projetos, das
inovações tecnológicas e com o despertar do empreendedorismo.
Para a implantação da SIC - Sala
de Integração Criativa- Espaço Maker, o projeto previu os ambientes de maneira
que o mobiliário seja disposto com maior flexibilidade, com o objetivo de
proporcionar práticas e experiências reais aos atuais desafios do mercado de
trabalho, criando, assim, um espaço com inúmeras possibilidades de interações.
Estes móveis, permitem a mudança de layout em função da atividade que será
realizada e, ainda, são adequados às exigências de ergonomia, ofertando maior
conforto para os alunos e professores. Lembrando que este espaço será de uso
compartilhado com todos os cursos.Com toda certeza acreditamos que esta Sala de
Integração Criativa - Espaço Maker muito acrescentará em nosso trabalho e na
formação do nosso alunado.
PROJETO BIBLIOTECA ATIVA
Tem o intuito de estimular a
leitura e incentivar o uso frequente da biblioteca, este projeto tem como foco
principal mostrar aos alunos a importância da leitura para o desenvolvimento
acadêmico, pessoal e profissional. Desenvolver atividades lúdicas no decorrer
do semestre/ano letivo, de forma agradável com o desejo de estimular o uso da
Biblioteca. Manter sempre o espaço organizado e agradável. Demonstrar aos
discentes a importância do desenvolvimento intelectual utilizando o espaço da
biblioteca por meio de computadores e livros.
É de suma importância que a
comunidade escolar ao chegar à escola no início do ano letivo encontre uma
escola preparada e equipada. A biblioteca da Etec Professora Luzia Maria
Machado encontra-se bem organizada e disponível para a uso dos alunos e
professores, enriquecendo as aulas e bem organizada e disponível para a uso dos
alunos e professores, enriquecendo as aulas e estimulando a pesquisa, bem como
pessoas atuantes dentro da biblioteca auxiliando e estimulando os alunos pela
busca do conhecimento.
Este projeto justifica-se, pois
entendemos ser de vital importância para o alunado um espaço onde eles possam
estudar, ler e fazer pesquisas, para com isso desenvolver suas habilidades
técnicas e possam estudar, ler e fazer pesquisas, para com isso desenvolver
suas habilidades técnicas e comportamentais. O projeto visa disponibilizar a
otimização da biblioteca em horários diversificados comportamentais. O projeto
visa disponibilizar a otimização da biblioteca em horários diversificados para
atender as necessidades docentes e discentes.
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